Brasil, 06 de janeiro de 2026
Siga Nossas Redes
Brasil

PF prende dono do Banco Master nesta terça-feira

Polícia Federal deflagrou a Operação Compliance Zero para combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional

Publicado em

A Polícia Federal (PF) prendeu o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, durante operação nesta terça-feira (18). A prisão ocorreu na casa dele, no Jardim Europa, em São Paulo, por determinação da Justiça Federal de Brasília.

Conforme a Veja, a PF deflagrou a Operação Compliance Zero para combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional. Além disso, os alvos são investigados pelos crimes de gestão fraudulenta e gestão temerária, além de organização criminosa e outros.

Vorcaro foi preso menos de 24 horas após uma inesperada tentativa de venda do Banco Master ao grupo Fictor. A operação teve impactos no mercado financeiro e, conforme interlocutores, o empresário tentava ganhar tempo com a medida, uma vez que o Banco Central analisaria a venda da instituição em crise.

O empresário, conforme fontes, esperava uma melhora da situação do Banco Master após 31 de dezembro. A data marca o término do mandato do diretor do Banco Central, Renato Gomes, que Vorcaro considera o principal crítico de seu negócio na instituição.

A PF, contudo, impediu a estratégia. Outros três diretores do Master também foram presos nesta terça-feira. Ao todo, são cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, em diversos estados.

Segundo a PF, “as investigações tiveram início em 2024, após requisição do Ministério Público Federal, para investigar a possível fabricação de carteiras de crédito insubsistentes por uma instituição financeira. Tais títulos teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada”.

LEIA TAMBÉM:

PL da Dosimetria deve ser discutido na Câmara dos Deputados ‘em breve’