

As autoridades prenderam o vereador Marcos Aquino (Republicanos) em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, em nova etapa da Operação Contenção, nesta sexta-feira (14). Na ação contra a expansão do Comando Vermelho (CV) na região, o parlamentar foi preso após ser encontrado com uma arma de fogo registrada em nome de outra pessoa.
Segundo as polícias Militar e Civil, a ação mirava o irmão do vereador, alvo de um mandado de prisão temporária e de busca apreensão, pois seria ligado ao núcleo do CV que atua nos bairros Bacia do Éden e Castelinho e em áreas vizinhas. Marcos apareceu de forma espontânea no local e ocorreu o flagrante, conforme as autoridades.
O irmão dele, contudo, não foi localizado.
A operação desta sexta ocorre após 11 meses de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP). Quatro suspeitos foram presos. Entre eles, um acusado de ser o responsável pelos geradores usados pela facção para abastecer pontos estratégicos.
Também ocorreram apreensões de documentos e celulares durante a ação. Os policiais ainda desmontaram barricadas instaladas pelo tráfico e mapearam patrimônios suspeitos.
