
Mauro Vieira e Marco Rubio tem encontro marcado nesta quinta-feira
Reunião acontece às 17h, em Washington, e a pauta é a redução do tarifaço de 50% aos produtos brasileiros

Reunião acontece às 17h, em Washington, e a pauta é a redução do tarifaço de 50% aos produtos brasileiros
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reúne nesta quinta-feira (13) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. O encontro acontece às 17h, em Washington, e a pauta é a redução do tarifaço de 50% aos produtos brasileiros.
Na quarta-feira (12), eles se falaram antes da reunião do G7, no Canadá, e acertaram a reunião para seguir com as negociações. Interlocutores disseram ao G1 que a ideia é alinhar os próximos passos, uma vez que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou que pretende reduzir tarifas sobre o café – o Brasil é o principal fornecedor dos EUA.
Apesar do Itamaraty não ter recebido comunicação oficial sobre o assunto, Vieira disse que “todas as notícias relativas à redução de tarifas e à volta ao ambiente anterior são auspiciosas e muito bem-vindas”. E ainda: “Espero que isso esteja em andamento — vai passar pela nossa embaixada em Washington e pela nossa em Brasília. É uma notícia muito importante para a economia brasileira.”
Na terça-feira (11), Trump disse que deve ocorrer a redução de tarifas sobre importações de café. A fala ocorreu à Fox News, mas não houve citação direta ao Brasil.
Como mencionado, a declaração ocorre em meio às negociações com o Brasil. Destaca-se que o preço do café no varejo, nos EUA, subiu cerca de 21% em agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2024.
A Associação Nacional do Café revelou que os Estados Unidos importam mais de 99% de seu café. Somente do Brasil são mais de 30%, conforme o banco de dados UN Comtrade. Vem em seguida a Colômbia (18,3%) e o Vietnã (6,6%).