
Goiás registra 4 milhões de raios em 2025
Esses eventos estão entre as principais causas de interrupções no fornecimento de energia durante o período chuvoso

Esses eventos estão entre as principais causas de interrupções no fornecimento de energia durante o período chuvoso
Goiás registrou 4 milhões de raios de janeiro a setembro de 2025. O número é semelhante ao mesmo período do ano passado, conforme dados do Climatempo, por meio do Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás.
Segundo a concessionária, os raios estão entre as principais causas de interrupções no fornecimento de energia durante o período chuvoso. Eles respondem por 20% das ocorrências em Goiás.
Inclusive, a empresa afirma que houve o registro de 60 mil ocorrências de interrupção no fornecimento de energia devido à queda de raios neste ano. Desta forma, a companhia orienta a população a se proteger durante tempestades com descargas atmosféricas:
Sobre o raio, ele pode alcançar tensões entre 100 milhões e 1 bilhão de volts, diferença de potencial que ioniza o ar e cria o canal condutor de descarga elétrica. A corrente gerada é mil vezes maior que a de um chuveiro elétrico, por exemplo. Além disso, a energia liberada é capaz de aquecer o ar de forma violenta, o que explica o som do trovão.
Gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima detalha que “os raios provocam picos de corrente que podem danificar a infraestrutura elétrica e transformadores, podendo causar até incêndios. Além disso, os surtos de tensão podem atingir aparelhos eletrônicos, resultando em prejuízos e riscos à segurança”.
Assim, mesmo sem atingir diretamente uma residência, a corrente gerada pelo raio pode se propagar pelas fiações e alcançar casas, prédios e aparelhos conectados à rede. Em casos mais graves, as estruturas podem ser danificadas.