O Goiás Pelo Mundo deve levar mais de 2 mil goianos para o exterior nos próximos cinco anos. Iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), dentro do Goiás Social, o programa de bolsas de intercâmbio será lançado pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB) e pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, nesta quarta-feira (12), às 11h, no Hub Goiás.
Parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Secretaria de Estado da Administração (Sead) e o Instituto Trajetórias, organização sem fins lucrativos apoiada pelas fundações Lemann e VélezReyes+, o programa vai contemplar estudantes, professores, pesquisadores e servidores públicos com intercâmbios, bolsas de mestrado nas melhores universidades do mundo e fomento para missões de pesquisa e eventos internacionais.
Vale citar que já está previsto o envio de 39 estudantes das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) para um intercâmbio de um mês em Sydney, na Austrália, em janeiro de 2026. Todas as despesas serão custeadas pelo governo estadual. A meta é levar 200 alunos por ano ao exterior até 2030.
O programa também vai oferecer 150 bolsas de mestrado nas 100 melhores universidades do planeta, como Yale (EUA), University College London (Reino Unido) e McGill (Canadá), bem como outras ações para levar pesquisadores para cooperações internacionais. Segundo o governo, o objetivo é preparar talentos goianos para carreiras globais e fortalecer o ecossistema estadual de ciência, tecnologia, cultura e educação profissional.
LEIA TAMBÉM:
Mais um prefeito do PL declara apoio a Daniel Vilela