Brasil, 10 de novembro de 2025
Siga Nossas Redes
Internacional

Trump critica COP30 e questiona construção de estrada na Amazônia

Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou: “Eles devastaram completamente a Floresta Amazônica no Brasil para construir uma rodovia de quatro faixas para ambientalistas circularem. Virou um grande escândalo!”

Publicado em atualizado em 10/11/2025 às 21:46

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou neste domingo (9) a construção da Avenida da Liberdade, em Belém, no Pará. A obra, de 13 quilômetros, corta áreas de floresta e comunidades locais e tem gerado polêmica desde o anúncio, em 2020.

Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou: “Eles devastaram completamente a Floresta Amazônica no Brasil para construir uma rodovia de quatro faixas para ambientalistas circularem. Virou um grande escândalo!”.

A postagem cita reportagem da Fox News que alegou que cerca de 100 mil árvores foram derrubadas para a obra.

Governo brasileiro rebate críticas

A Secretaria Extraordinária para a COP30 afirmou que a obra não faz parte das 33 obras estruturantes do governo federal para a conferência e que o projeto foi licitado antes de Belém ser escolhida como sede. 

A pasta também alegou que a construção beneficia as comunidades locais com infraestrutura e serviços.

A polêmica ocorre às vésperas da COP30, que começa nesta segunda-feira, em Belém. 

Trump não enviará representantes de alto escalão à conferência. O secretário de Energia americano, Chris Wright, chamou o evento de “essencialmente uma farsa” e disse que poderia participar da próxima edição “para levar um pouco de bom senso”.

Ligação de Lula

O presidente Lula afirmou na última terça-feira, 4, que ligará novamente para Trump caso uma reunião entre as equipes dos dois países não seja agendada até o fim da COP30. 

“Eu saí da reunião com o presidente Trump certo de que a gente vai estabelecer um acordo. Disse a ele que era muito importante que nossos negociadores começassem a negociar logo”, afirmou.