Brasil, 07 de novembro de 2025
Siga Nossas Redes
Internacional

Tensão com os Estados Unidos: Rússia diz estar pronta para apoiar Venezuela

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro pediu apoio militar a Moscou, recentemente

Publicado em

A Rússia disse estar pronta para apoiar os pedidos da Venezuela nesta sexta-feira (7). O Kremlin, contudo, pediu que sejam evitadas escaladas de tensão na região. A resposta ocorre após ameaças crescentes dos Estados Unidos, que aumentaram a presença militar no Caribe nos últimos meses.

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro pediu apoio militar a Moscou, recentemente. Ele, inclusive, solicitou reparos em caças Sukhoi de fabricação russa, além da modernização de sistemas de radar e o fornecimento de sistemas de mísseis.

Na quinta-feira (6), o secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, disse que os EUA realizaram um novo ataque contra uma embarcação no Caribe. Mais uma vez, a justificativa seria suspeita de tráfico de drogas.

Ainda conforme o secretária, três pessoas morreram. De setembro para cá, mais de 60 pessoas foram mortas em ataques contra, pelo menos, 18 embarcações (17 barcos e um semissubmersível). As ofensivas ocorreram no mar do Caribe e no oceano Pacífico.

“A todos os narcoterroristas que ameaçam nossa terra: se vocês querem ficar vivos, parem de traficar drogas. Se vocês continuarem traficando drogas mortais, vamos matar vocês”, escreveu Hegseth no X, na quinta-feira.

Nesta sexta-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU) pediu ao governo Trump que parasse com os ataques contra as embarcações. Para o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, as ações como “execuções extrajudiciais”.