Brasil, 05 de novembro de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Relatora vota por cassação de governador do Rio no TSE

Cláudio Castro é investigado por abuso de poder político e econômico na eleição de 2022

Publicado em

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Isabel Gallotti votou pela cassação e inelegibilidade do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), nesta noite de terça-feira (4). O voto inclui, ainda, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil).

Isabel é relatora do processo que investiga os dois por abuso de poder político e econômico na eleição de 2022. Eles são suspeitos de participar de um esquema de contratações irregulares de quase 30 mil servidores temporários pela Fundação do Centro Estadual de Estatística, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos (Ceperj) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para serem utilizados como cabos eleitorais.

A relatora também votou pela aplicação de multa individual de R$ 100 mil para cada um. O julgamento foi suspenso após pedido de vista do ministro Antônio Carlos Ferreira. Também participaram da sessão: a presidente do TSE, Cármen Lúcia, e os ministros André Mendonça, Kassio Nunes Marques, Floriano de Azevedo Marques e Estela Aranha.

Em caso de condenação, Castro pode ficar oito anos inelegível, além de perder o mandato.

LEIA TAMBÉM:

Governo Lula assume comando da CP do Crime Organizado