Brasil, 02 de novembro de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

João Vitor é novamente indicado ao Prêmio iBest na categoria Inclusão

Esta é a segunda vez que João Vitor figura entre os indicados da premiação, que reconhece os principais nomes e iniciativas do universo digital no Brasil

Publicado em

Pela segunda vez, ativista digital e influenciador goiano representa o protagonismo das pessoas com deficiência em uma das maiores premiações da internet brasileira

O influenciador e ativista João Vitor de Paiva Bittencourt foi selecionado pela Academia iBest para concorrer, em 2025, ao Prêmio iBest na categoria Inclusão. No ano passado, ele ganhou em votação popular, sendo eleito o Melhor Influenciador na categoria.

Esta é a segunda vez que ele figura entre os indicados da premiação, que reconhece os principais nomes e iniciativas do universo digital no Brasil.

Conhecido nas redes como @jvdepaiva, João Vitor é o primeiro Jovem Ativista com síndrome de Down do UNICEF no país e tem se destacado nacionalmente por sua atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, da diversidade e da igualdade de oportunidades. Com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, ele utiliza suas plataformas para combater o capacitismo e inspirar famílias, educadores e jovens de todo o Brasil.

O Prêmio iBest, criado em 1996, é considerado a maior referência no reconhecimento do melhor da internet brasileira. Em sua versão atual, o prêmio reúne milhões de votos populares e avaliações de um corpo de jurados especialistas — a Academia iBest —, formando um panorama das personalidades e projetos que mais se destacam no ambiente digital.

A escolha do Top 3 da Academia iBest é feita por um grupo de especialistas convidados, que inclui profissionais do mercado digital, influenciadores e finalistas de destaque de edições anteriores do prêmio. 
O processo ocorre em fases distintas: 

  1. Seleção Inicial: O prêmio começa com uma seleção dos 20 melhores em cada categoria, baseada em um algoritmo proprietário chamado IRD (Índice de Relevância Digital), que analisa métricas como alcance e engajamento em diversas plataformas (sites, apps e redes sociais).
  2. Top 10: A partir do Top 20, inicia-se uma fase de votação (tanto popular quanto da Academia iBest) para definir os 10 melhores.
  3. Top 3 (Academia): Os membros da Academia iBest votam independentemente do público para selecionar os seus três finalistas preferidos em cada categoria. Os critérios de votação da Academia se baseiam na expertise e na visão técnica dos jurados sobre a qualidade e relevância das iniciativas, complementando o voto popular.
  4. Vencedor: Posteriormente, entre os Top 3 (tanto da Academia quanto do voto popular), é anunciado o vencedor final de cada categoria em uma cerimônia de premiação. 
  5. Portanto, a escolha do Top 3 pela Academia iBest não é por votação aberta ao público, mas sim por uma curadoria especializada que avalia critérios específicos de qualidade e impacto no universo digital.