
Goiânia retira fios soltos e inutilizados da Avenida Bernardo Sayão
Próxima ação acontece na Avenida Marechal Rondon, com estimativa de 2 toneladas de cabos retirados no trecho

Próxima ação acontece na Avenida Marechal Rondon, com estimativa de 2 toneladas de cabos retirados no trecho
Nova etapa da Operação Cidade Segura, na quinta-feira (30), retirou fios soltos, antigos e inutilizados da rede aérea na Avenida Bernardo Sayão, região Central. Nesta sexta-feira (31), a ação acontece na Avenida Marechal Rondon, com estimativa de 2 toneladas de cabos retirados no trecho.
A expectativa do projeto, lançado neste mês e com previsão de 90 dias de atuação emergencial nos pontos críticos de toda a cidade, é resolver situações de risco imediato logo na primeira etapa. Sobretudo, em locais com fios caídos, baixos ou acumulados. Estes comprometem a segurança de pedestres, motoristas e ciclistas.
Vale citar que o trabalho emergencial já foi realizado também nas Avenidas 85 e 24 de Outubro. Os materiais retirados são encaminhados para acondicionamento na Secretaria de Infraestrutura e seguem para destinação ambiental adequada. Entre elas, associações de catadores. A prefeitura esclarece que os cidadãos podem informar casos de fios baixos ou caídos pelo canal de denúncias da Agência: (62) 3524-1075 (mensagem com foto e endereço).
Sobre a ação, ela é desenvolvida pela prefeitura em parceria com o Ministério Público de Goiás (MPGO), a Equatorial Energia e a Associação das Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicação e Internet do Centro-Oeste (Aspres). Durante o lançamento, o prefeito Sandro Mabel (União Brasil) disse que, “desde a campanha, temos observado o problema dos fios. Fizemos o planejamento desde o início do ano, aplicamos mais de 300 multas, mas as empresas responsáveis não se mobilizaram”.
Ele completou: “Agora, criamos uma força-tarefa com a participação das companhias, do MP e da prefeitura. Nosso objetivo é uma cidade organizada e segura”, afirmou Mabel, ao adiantar que os primeiros 90 dias serão dedicados às avenidas principais de todos os bairros.”
Em setembro, ocorreu um temporal que provocou alagamentos na capital e resultou na morte de uma jovem de 17 anos, vítima de choque elétrico. Náthaly Rodrigues do Nascimento saía do trabalho quando ocorreu o acidente. Ela morava em Bonfinópolis e trabalhava em Goiânia. Segundo os bombeiros, a jovem estava em contato com uma fiação de média tensão.