Brasil, 30 de outubro de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

Chega a 121 o número de mortos em megaoperação no Rio de Janeiro

Atualização ocorreu após novos registros de entrada de corpos no IML

Publicado em

Chegou a 121 o número de mortos na megaoperação deflagrada nos complexos do Alemão e da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), na terça-feira (28). A atualização ocorreu pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ), nesta quinta-feira (30), após novos registros de entrada de corpos no Instituto Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto.

Esta ação é considerada a mais letal da história do País. Contra o Comando Vermelho (CV), a operação mobilizou 2,5 mil policiais civis e militares. Dos 121, quatro são policiais. Ainda foram presas 113 pessoas e ocorreu a apreensão de 118 armas, 14 artefatos explosivos, munições e toneladas de drogas.

Vale citar que a PCRJ investiga moradores que retiraram corpos da mata após a operação, pois alguns estavam com roupas camufladas atribuídas a traficantes. A situação pode configurar fraude processual, uma vez que a remoção seria uma alteração da cena dos confrontos.

Já o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) mandará equipe ao IML para uma perícia independente. O intuito é apurar as circunstâncias das mortes e cruzar com as informações da polícia.

Em Goiás, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO) informou, em nota, que determinou a permanência das tropas de Operações Especiais das Polícias Militar e Civil “em condição de pronto emprego, para eventual acionamento em apoio às Forças de Segurança fluminenses”.