
Polícia investiga suspeitos de fraude a benefícios milionários ligados ao caso Césio-137
São cumpridos sete mandados de busca e apreensão domiciliares e cinco mandados de prisão temporária na Região Metropolitana de Goiânia

São cumpridos sete mandados de busca e apreensão domiciliares e cinco mandados de prisão temporária na Região Metropolitana de Goiânia
A Polícia Civil de Goiás deflagrou, nesta quinta-feira (30), a Operação Césio 171, contra um grupo suspeito de fraudar benefícios milionários ligados ao acidente do Césio-137 em Goiânia, no ano de 1987. A ação ocorre por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, via Grupo de Repressão a Roubos, com apoio da Gerência de Ações Estratégicas na Secretaria Estadual de Saúde.
Nesta manhã, são cumpridos sete mandados de busca e apreensão domiciliares e cinco mandados de prisão temporária na Região Metropolitana de Goiânia em desfavor de advogados, médico e engenheiro pelos crimes de estelionato praticado em desfavor de ente público, além de associação criminosa e falsidade ideológica. O prejuízo estimado é de R$ 79 milhões e o dano efetivo apurado é de cerca de R$ 1,7 milhão.
Trata-se da segunda fase da operação. Nesta etapa, foi apurado que um grupo criminoso atuava na falsificação de documentos (inclusive laudos e relatórios médicos) para protocolar ações judiciais em nome de militares estaduais para obtenção de isenção de imposto de renda em decorrência de supostas exposições ao elemento radioativo Césio-137.
Os alvos não tiveram as identidades divulgadas pela PCGO.