
Senado dos Estados Unidos aprova fim do tarifaço contra o Brasil
Matéria ainda precisa ser votada na Câmara

Matéria ainda precisa ser votada na Câmara
O Senado dos Estados Unidos aprovou o fim do tarifaço de 50% do presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros na terça-feira (28). Foram 52 votos pela derrubada e 48 pela manutenção. Inclusive, cinco republicanos se uniram aos democratas.
As sobretaxas anunciadas em julho entraram em vigor em agosto. Com a aprovação no Senado, a matéria precisa ser votada na Câmara. Os democratas ainda pretendem votar as tarifas do Canadá e uma taxa global que impacta mais de 100 parceiros comerciais.
Os republicanos que votaram com os democratas foram: Rand Paul (Kentucky), Susan Collins (Maine), Lisa Murkowski (Alasca), Mitch McConnell (Kentucky) e Thom Tillis (Carolina do Norte).
Senador democrata pela Virgínia, Tim Kaine é o principal patrocinador das medidas. “Vamos simplesmente permitir que o poder comercial que é entregue ao Congresso, ou o poder de guerra que é entregue ao Congresso, ou o poder de apropriações que é entregue ao Congresso, ou o poder de conselho e consentimento de nomeações que é entregue ao Senado –vamos simplesmente permitir que esses poderes sejam assumidos por este presidente ou qualquer presidente?”, questionou ao New York Times.
Vale lembrar que o presidente Lula (PT) se reuniu com Trump na Malásia para tratar do tema, mas as negociações ainda não avançaram, apesar do clima amistoso da reunião.