Brasil, 28 de outubro de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

Lewandowski desmente governador do Rio de Janeiro sobre pedido de blindados para operação

“Não recebi nenhum pedido do governador do Rio de Janeiro, enquanto ministro da Justiça, para esta operação. Nem ontem, nem hoje. Absolutamente nada", disse o ministro da Justiça

Publicado em

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, desmentiu o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que disse que teria feito pedido de blindados ao governo federal para a megaoperação na tarde desta segunda-feira (28), que deixou pelo menos 64 mortos.

“Não recebi nenhum pedido do governador do Rio de Janeiro, enquanto ministro da Justiça, para esta operação. Nem ontem, nem hoje. Absolutamente nada.”

Mais cedo, o governador do Rio de Janeiro reclamou de estar isolado “o mandato inteiro”, sem auxílio de blindados e agentes de forças federais de segurança e de defesa.

Questionado sobre a possibilidade de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Lewandowski afirmou que, para isso, o governo do estado do Rio de Janeiro teria de declarar a “falência” da segurança.

“Um dos requisitos, ou pré-condições, é que os governadores reconheçam a falência dos órgãos de segurança e transfiram as operações de segurança para o governo, mais especificamente para as Forças Armadas. É um procedimento complexo e demanda uma série de condições e requisitos para que ela possa ser operada”, afirmou,