Brasil, 28 de outubro de 2025
Siga Nossas Redes
Internacional

Maduro diz que Venezuela desmantelou operações da CIA

Segundo o venezuelano, as ações visavam derrubar seu governo

Publicado em

O presidente da Venezuela, o ditador Nicolás Maduro, disse que o país desmantelou três operações terroristas promovidas pela Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos. A informação foi divulgada na segunda-feira (27) no programa Con Maduro+.

Segundo o venezuelano, as ações visavam derrubar seu governo. Além disso, ele declarou que as operações foram estruturadas com um ataque à Praça Venezuela e outro à antiga embaixada dos Estados Unidos, além de um plano de autotaque.

A identificação, disse Maduro, ocorreu por meio do trabalho de inteligência e pela coordenação entre agências de segurança. Três indivíduos em posse de “manuais de execução da Agência Central de Inteligência” foram capturados.

Conforme o vice-presidente do Setor de Política, Segurança Cidadã e Paz, e também ministro do Interior, Justiça e Paz, Diosdado Cabello, o trio negou, mas teve celulares apreendidos. “Esses telefones falam (…). O que encontramos é ouro puro: a CIA, ligada a setores que odeiam a Venezuela”, disse.

Na ocasião, Maduro também acusou os Estados Unidos de se apropriar de recursos naturais da Venezuela. “O que a classe econômica que atualmente detém o poder nos EUA está buscando é o petróleo, o gás e o ouro da Venezuela. Eles querem nossa riqueza.”

Ele ainda alegou que a estratégia dos Estados Unidos de intervenção tem base em acusações relacionadas ao narcotráfico e à produção de drogas na Colômbia, mas que seu governo possui política rigorosa contra o tráfico. “Do pequeno percentual de 100% da cocaína produzida na Colômbia, apenas 5% tenta passar pela Venezuela, e desses 5%, já estamos capturando quase tudo, queimando e destruindo . Um grande esforço. Com provas públicas, notórias”, concluiu.