
Iniciativa encaminha 121 pessoas em situação de rua para mercado de trabalho em Goiânia
Medida visa a inclusão produtiva e a reconstrução de vínculos sociais

Medida visa a inclusão produtiva e a reconstrução de vínculos sociais
Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) encaminhou 121 pessoas em situação de rua para oportunidades de trabalho formal em Goiânia. O resultado foi divulgado na segunda-feira (27) pela prefeitura da capital.
Segundo o município, a medida visa a inclusão produtiva e a reconstrução de vínculos sociais para a geração de renda e à promoção da dignidade humana. “As pessoas recebem apoio para entrevistas, roupas adequadas, higiene pessoal e orientação sobre currículo e documentação. Nenhuma delas é deixada sozinha, há uma rede inteira acompanhando cada passo dessa retomada”, explica a secretária Eerizania Freitas.
A maioria das oportunidades é para áreas como construção civil, limpeza, pintura, capina e roçagem. Segundo a prefeitura, são setores que permitem a rápida inserção no mercado de trabalho. O programa inclui, ainda, encaminhamento para cursos profissionalizantes, incentivo à retomada dos estudos e acesso ao acolhimento institucional.
Vale citar que a medida está regulamentada pela Instrução Normativa Conjunta nº 2/2025. Esta foi assinada pela Controladoria-Geral do Município (CGM) e pela Semasdh, em cumprimento à Lei Municipal nº 10.462/2020 e ao Decreto nº 4.685/2024, que determinam a reserva de 5% das vagas de trabalho em contratos municipais para pessoas em situação de rua.
LEIA TAMBÉM:
Feirão de empregos no Araguaia Shopping oferece mais de 3 vagas na Grande Goiânia