
Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade pode virar patrimônio goiano
Local abriga uma das maiores e mais importantes celebrações religiosas do Brasil, cita o autor da proposta

Local abriga uma das maiores e mais importantes celebrações religiosas do Brasil, cita o autor da proposta
O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, pode se tornar patrimônio cultural imaterial goiano. A proposta é do deputado estadual Luiz Sampaio (Solidariedade), apresentada recentemente e em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Sampaio afirma que o local abriga a Festa do Divino Pai Eterno, uma das maiores e mais importantes celebrações religiosas do Brasil. Além disso, ressalta a forte relevância cultural e religiosa desde sua origem, no século XIX. Já o santuário “é um templo católico de enorme importância cultural, religiosa e histórica, sendo o maior símbolo da devoção ao Divino Pai Eterno no Brasil e o único no mundo dedicado especificamente a essa figura da Santíssima Trindade”.
Ainda segundo ele, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno transcende sua função primordial de centro de culto e se consolida como um epicentro da fé, da cultura e das tradições do povo goiano. “O santuário, enquanto espaço físico e simbólico, é o guardião e o palco dessa manifestação cultural imaterial. Ele é o ponto de convergência onde a fé se materializa em ritos, tradições e uma coletividade que se reconhece e se fortalece em torno de um mesmo ideal. A preservação e o fomento desse patrimônio, portanto, não se limitam à estrutura física, mas abrangem a salvaguarda de uma parte essencial da alma goiana”, declara.
LEIA TAMBÉM:
Deputado propõe proibir uso de elevadores por crianças em Goiás