Brasil, 26 de outubro de 2025
Siga Nossas Redes
Internacional

Lula e Trump se reúnem na Malásia e quebram gelo entre Brasil e EUA

Lula classificou a reunião com o líder norte-americano como ótima: "não há nenhuma razão para que haja qualquer desavença entre Brasil e Estados Unidos"

Publicado em atualizado às 08:12

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúniram neste domingo (26) em Kuala Lumpur, na Malásia, onde ambos participam da cúpula anual da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). A reunião entre os dois líderes durou cerca de 50 minutos. 

Minutos antes de começar a conversar com Lula, Trump disse, em resposta à imprensa, que poderia reduzir as tarifas sobre o Brasil que ele decretou em uma tentativa de clemência para o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Acho que conseguiremos fechar bons acordos para ambos os países”, disse o presidente dos EUA.

“O Brasil tem interesse de ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há nenhuma razão para que haja qualquer desavença entre Brasil e Estados Unidos, porque nós temos certeza que, na hora em que dois presidentes sentam em uma mesa, cada um coloca seu ponto de vista, cada um coloca seus problemas, a tendencia natural é encaminhar para um acordo”, afirmou Lula.

Após o encontro, o presidente brasileiro usou as redes sociais para comentar a conversa. “Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, escreveu o mandatário brasileiro.

LEIA TAMBÉM: