Brasil, 22 de outubro de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Ciro Gomes se filia ao PSDB nesta quarta-feira

O ex-governador do Ceará já esteve no partido nos anos 1990

Publicado em

O ex-ministro Ciro Gomes se filia ao PSDB nesta quarta-feira (22), a partir das 13h. Ele entregou a carta de desfiliação ao presidente do PDT, Carlos Lupi, na sexta-feira (17).

Ciro esteve por dez anos no PDT, sendo o sétimo partido do qual ele se desliga na carreira. A saída ocorreu por divergências nas alianças pela disputa ao governo do Ceará, em 2026. Ele discorda do apoio da sigla ao atual governador, Elmano de Freitas (PT).

No PSDB, Ciro, que já governou o Ceará, deve disputar novamente o Executivo estadual.

Ciro Gomes já criticou o PSDB

O ex-governador do Ceará esteve no PSDB nos anos 1990. O agora ex-pedetista, contudo, já criticou a sigla presidida pelo ex-governador de Goiás, Marconi Perillo.

Em 1997, ao deixar a legenda, ele disse que se recusava a conversar com o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e que concorreria à presidência. Em 2018, inclusive, ele ironizou uma carta de FHC pela união de candidatos de centro. “Mais fácil um boi voar de costas.”

Além disso, em 2016, chamou Tasso Jereissati (PSDB) – político de quem se reaproximou e articula o retorno dele ao tucanato – de “picareta”. No ano seguinte, afirmou que o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves era um “cadáver político”. “Morreu. O que se faz com o cadáver é enterrar. O PSDB vai fazer campanha situacionista (do governo Michel Temer), segurar a alça do caixão de um governo que tem 3% de aprovação. Vai deixar para a véspera da eleição para sair e ficar com o justo estigma de oportunista”, afirmou, à época.

O mineiro, atualmente, é um dos principais quadros do partido e aliado de primeira hora de Marconi nas negociações da legenda. O ex-governador faz vista grossa e ignora as críticas. “Ciro reconhece as virtudes do presidente Fernando Henrique Cardoso”, disse Perillo.

Em junho, ao Brasil24HorasMarconi confirmou que as conversas pelo retorno de Ciro ao PSDB avançaram. Segundo ele, o partido “ainda tem um papel relevantíssimo a desempenhar, portanto, nós vamos acreditar, vamos continuar trabalhando. Alguns saem e outros entram”.