
Israel diz que Hamas violou cessar-fogo e ataca Gaza; grupo nega
"Desculpas para seus crimes", afirma alto funcionário do Hamas, Izzat al-Risheq
"Desculpas para seus crimes", afirma alto funcionário do Hamas, Izzat al-Risheq
As Forças de Defesa de Israel (FDI, IDF no original) realizaram um ataque aéreo em Rafah, sul da Faixa de Gaza, no domingo (19). Eles acusam o Hamas de violar o acordo de cessar-fogo feito com auxílio dos Estados Unidos e países árabes. O grupo acusa os israelenses e diz que eles dão “desculpas para seus crimes”.
Em nota, o país liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu informou que o Hamas disparou um míssel antitanque contra tropas de Israel “que operavam para desmantelar a infraestrutura terrorista” em Rafah.
E ainda: “Em resposta, as IDF começaram a atacar a área para eliminar a ameaça e desmantelar túneis e estruturas militares usadas para atividades terroristas. Essas ações terroristas constituem uma violação flagrante do acordo de cessar-fogo, e as IDF responderão firmemente.”
Ainda no domingo, o alto funcionário do Hamas, Izzat al-Risheq, disse ao Times of Israel que o grupo segue comprometido com a trégua e os israelenses é que violaram o cessar-fogo.
“A tentativa de Netanyahu de fugir de seus compromissos está acontecendo sob pressão de sua coalizão de terror, enquanto ele busca escapar da responsabilidade dos mediadores”, afirmou em comunicado. Ainda segundo ele, os israelenses dão “desculpas para seus crimes”.
⭕️ Earlier today, terrorists fired an anti-tank missile and gunfire toward IDF troops operating to dismantle terrorist infrastructure in the Rafah area, in southern Gaza, in accordance with the ceasefire agreement.
— Israel Defense Forces (@IDF) October 19, 2025
In response, the IDF has begun striking in the area to eliminate…