
Trump posta vídeo feito com IA lançando fezes de avião sobre manifestantes
No vídeo, Trump aparece pilotando um avião militar, usando uma coroa de rei e lançando “bombas” de fezes sobre manifestantes dos protestos “No Kings” ("Sem reis")
No vídeo, Trump aparece pilotando um avião militar, usando uma coroa de rei e lançando “bombas” de fezes sobre manifestantes dos protestos “No Kings” ("Sem reis")
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou neste domingo (19) um vídeo feito por inteligência artificial em que aparece pilotando um avião militar, usando uma coroa de rei e lançando “bombas” de fezes sobre manifestantes dos protestos “No Kings” (“Sem reis”). A publicação foi feita na rede social Truth Social.
Os manifestantes carregavam cartazes com frases como “We don’t have kings” [Não temos reis], “Resist Fascism” [Resista ao fascismo], e “Nothing is more patriotic than protesting” [Nada é mais patriótico do que o protesto].
Em algumas cidades, o tom era bastante festivo: marchas com fantasias, balões infláveis, famílias com carrinhos de bebê, pets — o que contribuiu para que o protesto parecesse em muitos locais mais uma grande concentração popular do que uma agitação violenta, como gostaria que fosse o alvo das manifestações.
A participação foi expressiva e deve ter incomodado Trump, a ponto de fazê-lo postar o vídeo feito com inteligência artificial. Os organizadores alegaram que as maifestações poderiam ter chegado a 7 milhões de pessoas em todo o país. Em grandes centros urbanos — por exemplo em New York City — estimou-se mais de 100 000 manifestantes.
Trump teta fabricar uma imagem de si mesmo como rei invencível, cercado de inimigos humilhados, como se o poder real derivasse da capacidade de dominar e degradar os outros. É uma reafirmação pública de sua fantasia de grandiosidade, que precisa constantemente ser alimentada pela ridicularização dos opositores.