Brasil, 18 de outubro de 2025
Siga Nossas Redes
Economia

Irmãos Batista, do grupo JBS, criam o ‘Uber do Boi’ com 3 mil caminhões para transporte de gado

Irmãos Batista lançam aplicativo de transporte de gado que funciona de maneira semelhante ao Uber

Publicado em atualizado às 13:23

A TRS, transportadora do grupo JBS, de propriedade dos irmãos Júnior, Wesley e Joesley Batista, lançou o aplicativo Uboi, popularmente conhecido como “Uber do boi”. A ideia é que a ferramenta funcione de maneira semelhante ao aplicativo de transportes da Uber com os bois e vacas como passageiros.

Já existem empresas que oferecem transporte de cargas, como grãos e insumos. A diferença do aplicativo da JBS, contudo,  é o foco na pecuária, que demanda maiores cuidados para o transporte dos animais.

O volume de abates no Brasil gira em torno de 35 a 40 milhões de cabeças anualmente. Para cada bovino abatido, ocorrem pelo menos dois transportes: o primeiro é do local de nascimento até onde serão engordados e depois do local de engorda até o abatedouro. Com isso, o potencial do nicho de transporte de gado chega a 70 a 80 milhões de movimentações anuais, considerando apenas essas etapas principais.

Com o aplicativo pecuaristas de todo o Brasil podem solicitar transporte para seus animais entre fazendas ou com destino a frigoríficos. A plataforma surgiu em 2020 com um investimento aproximado de R$ 1 milhão. A TRS disponível para o app conta com aproximadamente 3 mil caminhões com motoristas contratados pela empresa.

O primeiro passo para conseguir realizar o transporte dos animais via Uboi é baixar o aplicativo, mas muitos pecuaristas preferem o WhatsApp para realizar a contratação, já que a ferramenta é multicanal.

A partir do primeiro contato os usuários devem informar onde o embarque será realizado e qual o destino. A seguir é necessário informar as características do animal como gênero e peso aproximado.

Na sequência a plataforma direciona o equipamento correto e dimensiona a capacidade correta de locação do veículo.

A cotação de preço e dada por região, perfil do animal, acesso (tipo de estrada), tempo de viagem. A plataforma pode sugerir datas para otimizar o caminhão e reduzir o preço para o cliente.

Os caminhões são monitorados durante todo o serviço com previsão de embarque e desembarque, além do tempo de viagem entre os locais.

LEIA TAMBÉM: