
Irmãos Batista, do grupo JBS, criam o ‘Uber do Boi’ com 3 mil caminhões para transporte de gado
Irmãos Batista lançam aplicativo de transporte de gado que funciona de maneira semelhante ao Uber
Irmãos Batista lançam aplicativo de transporte de gado que funciona de maneira semelhante ao Uber
A TRS, transportadora do grupo JBS, de propriedade dos irmãos Júnior, Wesley e Joesley Batista, lançou o aplicativo Uboi, popularmente conhecido como “Uber do boi”. A ideia é que a ferramenta funcione de maneira semelhante ao aplicativo de transportes da Uber com os bois e vacas como passageiros.
Já existem empresas que oferecem transporte de cargas, como grãos e insumos. A diferença do aplicativo da JBS, contudo, é o foco na pecuária, que demanda maiores cuidados para o transporte dos animais.
O volume de abates no Brasil gira em torno de 35 a 40 milhões de cabeças anualmente. Para cada bovino abatido, ocorrem pelo menos dois transportes: o primeiro é do local de nascimento até onde serão engordados e depois do local de engorda até o abatedouro. Com isso, o potencial do nicho de transporte de gado chega a 70 a 80 milhões de movimentações anuais, considerando apenas essas etapas principais.
Com o aplicativo pecuaristas de todo o Brasil podem solicitar transporte para seus animais entre fazendas ou com destino a frigoríficos. A plataforma surgiu em 2020 com um investimento aproximado de R$ 1 milhão. A TRS disponível para o app conta com aproximadamente 3 mil caminhões com motoristas contratados pela empresa.
O primeiro passo para conseguir realizar o transporte dos animais via Uboi é baixar o aplicativo, mas muitos pecuaristas preferem o WhatsApp para realizar a contratação, já que a ferramenta é multicanal.
A partir do primeiro contato os usuários devem informar onde o embarque será realizado e qual o destino. A seguir é necessário informar as características do animal como gênero e peso aproximado.
Na sequência a plataforma direciona o equipamento correto e dimensiona a capacidade correta de locação do veículo.
A cotação de preço e dada por região, perfil do animal, acesso (tipo de estrada), tempo de viagem. A plataforma pode sugerir datas para otimizar o caminhão e reduzir o preço para o cliente.
Os caminhões são monitorados durante todo o serviço com previsão de embarque e desembarque, além do tempo de viagem entre os locais.
LEIA TAMBÉM: