Na cena final de Vale Tudo, a vilã Odete Roitman (Débora Bloch) é baleada por Marco Aurélio (Alexandre Nero) — mas, surpreendentemente, sobrevive ao atentado e reaparece vencendo a própria morte, com ajuda de Freitas (Luís Lobianco), que auxilia a forjar seu desaparecimento.
Havia mais quatro suspeitos do atentado a Odete, além de Marco Aurélio: Maria de Fátima (Bella Campos), César (Cauã Reymond), Heleninha (Paolla Oliveira) e Celina (Malu Galli).
O desfecho apontou que Marco Aurélio foi o autor do disparo, após flagrar Heleninha manipulando a arma da ex-esposa. Com cuidado para não deixar digitais, ele atira contra Odete. Mesmo atingida, Odete é levada ao hospital, acorda na ambulância, passa por cirurgia e sobrevive. Posteriormente, foge do país com auxílio de Freitas e declara, na última cena: “Au revoir, Brasil! Odete Roitman sempre volta!”
Nos bastidores das redes e dos fóruns de novela, a discussão girou em torno da credibilidade da trama. A tensão entre sensacionalismo e coerência narrativa foi apontada como um ponto vulnerável no fim da trama.
Ainda assim, o impacto dramático do desfecho e a ousadia em reverter a morte de uma vilã clássica repercutiram e elevaram às alturas a audiência do capítulo derradeiro da novela da Rede Globo.