
Angélica pede a Lula indicação de mulher negra para o STF
Presidente precisa escolher um nome para ocupar a vaga de Barroso, que antecipou a aposentadoria
Presidente precisa escolher um nome para ocupar a vaga de Barroso, que antecipou a aposentadoria
A apresentadora Angélica pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que escolha uma mulher negra para o Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido ocorreu na estreia do programa “Angélica ao Vivo”, no canal GNT, na quinta-feira (16).
“Nós queremos mais uma mulher no STF. Hoje, nós só temos a ministra Cármen Lúcia lá. Em 134 anos de história, o STF teve 172 ministros e só 3 mulheres. Isso tem que mudar. Difícil entender que o Tribunal que dita os rumos do país ainda não tem a cara do Brasil. Será que o país vai perder mais uma chance de mudar esse placar?”, disse.
Ela completou: “Eu sei que as chances são pequenas, mas eu quero deixar aqui o meu pedido. Presidente Lula, escolha uma mulher. Seria muito legal. Uma mulher que possa fazer tudo de forma muito experiente, uma mulher séria, à altura do cargo também. E, para dar um passo ainda maior, que seja uma mulher negra. Não é gentileza. É justiça.”
Na última semana, o ministro Luiz Roberto Barroso anunciou a aposentadoria antecipada. Ele poderia ficar até 2033. Desde então, entidades e artistas têm se manifestado por indicações mais inclusivas.
Na terça-feira (14), a cantora Anitta também pediu uma representante feminina na Corte. Já o movimento Mulheres Negras Decidem afirmou que Lula terá a “terceira chance de corrigir uma injustiça histórica”. Hoje, o favorito é o advogado-geral da União, Jorge Messias.