Brasil, 16 de outubro de 2025
Siga Nossas Redes
Últimas Notícias

Dez postos de combustíveis de Goiânia são autuados por aumento injustificado do etanol

Fiscalização foi realizada em 10 estabelecimentos da capital. Os técnicos de cálculo do órgão verificaram notas fiscais de entrada e cupons de venda dos combustíveis dos últimos 30 dias

Publicado em

O Procon Goiás autuou dez postos de Goiânia por aumentar de forma injustificada o preço do combustível etanol. A fiscalização aconteceu na última semana e o resultado foi divulgado nesta quinta-feira (16).

Segundo o Procon, a ação ocorreu após denúncias de elevação no preço do combustível sem justificativa, chegando a R$ 4,87 o litro em algumas regiões da capital. Durante a operação, os fiscais e técnicos da área de cálculo do órgão pediram as notas fiscais de entrada e cupons de venda do combustível de um período de 30 dias.

Ainda no local, foi possível planilhar os dados e constatar a abusividade no aumento do etanol. No período entre 6 de setembro e 6 de outubro, foi constatada variação de mais de 30% na margem de lucro no litro do etanol comum vendido em quase todos os estabelecimentos. Em um deles, a elevação foi superior a 43% nessa margem por litro do etanol aditivado.

Outros 90 postos na capital e no Estado também precisarão justificar o aumento nos preços dos combustíveis. Para isso, eles precisarão apresentar notas fiscais de entrada e cupons de venda de gasolina e etanol dos últimos 30 dias.

Como mencionado, não há justificativa para o aumento, uma vez que não ocorreu anúncio de reajuste com elevação de preços por parte da Petrobrás.