O Procon Goiás autuou dez postos de Goiânia por aumentar de forma injustificada o preço do combustível etanol. A fiscalização aconteceu na última semana e o resultado foi divulgado nesta quinta-feira (16).
Segundo o Procon, a ação ocorreu após denúncias de elevação no preço do combustível sem justificativa, chegando a R$ 4,87 o litro em algumas regiões da capital. Durante a operação, os fiscais e técnicos da área de cálculo do órgão pediram as notas fiscais de entrada e cupons de venda do combustível de um período de 30 dias.
Ainda no local, foi possível planilhar os dados e constatar a abusividade no aumento do etanol. No período entre 6 de setembro e 6 de outubro, foi constatada variação de mais de 30% na margem de lucro no litro do etanol comum vendido em quase todos os estabelecimentos. Em um deles, a elevação foi superior a 43% nessa margem por litro do etanol aditivado.
Outros 90 postos na capital e no Estado também precisarão justificar o aumento nos preços dos combustíveis. Para isso, eles precisarão apresentar notas fiscais de entrada e cupons de venda de gasolina e etanol dos últimos 30 dias.
Como mencionado, não há justificativa para o aumento, uma vez que não ocorreu anúncio de reajuste com elevação de preços por parte da Petrobrás.