
Lula anuncia encontro entre autoridades do Brasil e EUA em Washington nesta quinta (16)
“Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica” , disse Lula, em tom de brincadeira, referindo-se à abertura de canais de comunicação entre ele e Trump
“Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica” , disse Lula, em tom de brincadeira, referindo-se à abertura de canais de comunicação entre ele e Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quarta-feira (15), durante evento no Rio de Janeiro em comemoração ao Dia dos Professores, a realização de uma reunião entre autoridades do Brasil e dos Estados Unidos nesta quinta-feira (16), em Washington.
O encontro ocorre em meio a tensões diplomáticas entre os dois países e tem como foco negociações comerciais, levantamento de sanções e cooperação em setores estratégicos.O anúncio foi feito ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta(Republicanos), e de ministros de Estado.
Lula destacou a importância de diálogos “sem preconceito” e mencionou uma conversa anterior com o presidente norte-americano Donald Trump, em 6 de outubro, na qual trataram de oportunidades econômicas e da exploração de minerais críticos brasileiros.
“Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica” , disse Lula, em tom de brincadeira, referindo-se a possibilidades de investimentos no setor.
A reunião de Washington será conduzida pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que chegou à capital americana na terça-feira (14) para preparar os encontros.
Ele se reunirá com o secretário de Estado, Marco Rubio, indicado por Trump para liderar as negociações diretas com o Brasil.
O convite partiu do próprio Rubio, em ligação telefônica a Vieira, e dá continuidade à conversa de cerca de 30 minutos entre Lula e Trump, descrita pelo Planalto como “amigável e positiva”.