
Semad investiga morte de peixes no Córrego Fazendinha, em Trindade
Segundo a pasta, houve lançamento irregular de efluentes de uma empresa no local
Segundo a pasta, houve lançamento irregular de efluentes de uma empresa no local
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) investiga a morte de peixes no Córrego Fazendinha, em Trindade, após receber informações sobre o caso, no último domingo (12). Segundo a pasta, houve lançamento irregular de efluentes da empresa Curtume Coming no local.
Após denúncia de moradores nas redes sociais sobre o mau cheiro e o grande número de peixes mortos, a Semad enviou uma equipe técnica ao local e não identificou despejo ativo por parte do empreendimento. Contudo, constatou alterações significativas na água, como coloração verde-fluorescente e mau cheiro.
Os técnicos coletaram amostras de água para análise laboratorial completa e, como mencionado, os resultados preliminares indicaram alterações expressivas na qualidade da água. Além disso, as análises apontaram aumento significativo na concentração de sólidos totais dissolvidos, o que representa a quantidade de substâncias como sais, metais e matéria orgânica.
“Os valores subiram de 265 mg/L (antes do lançamento) para quase 2.000 mg/L (depois do lançamento), um aumento de mais de sete vezes”, informou a pasta. Os técnicos, inclusive, verificaram resíduos sólidos visíveis, como materiais e impurezas em suspensão, que não deveriam estar presentes em corpos d’água. Com os resultados da primeira análise, a Semad fará investigação complementar.
Segundo os responsáveis pelo empreendimento, o episódio teria ocorrido em razão de um rompimento na tubulação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). A situação, conforme informado, provocou o escoamento de efluente tratado para o córrego.
A empresa afirmou, ainda, que o material lançado seria do sistema de tratamento e não representaria risco de contaminação. Desta forma, a secretaria vai enviar notificação à companhia para apresentar documentos e relatórios técnicos que comprovem o correto funcionamento da ETE, bem como o cumprimento das condicionantes da licença ambiental. O município de Trindade também será oficiado para informar as providências já adotadas na esfera municipal.