
Apagão que afetou vários estados do País deixou meio milhão de consumidores goianos sem luz
Segundo o Ministério de Minas e Energia, um incêndio em uma subestação no Paraná causou a situação
Segundo o Ministério de Minas e Energia, um incêndio em uma subestação no Paraná causou a situação
Um apagão afetou estados de todas as regiões do país, entre eles Goiás, na madrugada desta terça-feira (14). Somente no território goiano, cerca de meio milhão de consumidores em 49 municípios ficaram sem energia. Segundo a Equatorial, o desligamento foi determinado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) “para preservar a estabilidade do sistema elétrico diante de uma variação de frequência na rede nacional”.
Ao todo, 529 mil unidades consumidoras foram afetadas. “Reforçamos que o fornecimento de energia foi restabelecido gradualmente, conforme as liberações do ONS, sendo o último cliente normalizado 57 minutos após o início do evento.”
Além de Goiás, estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rondônia, Ceará e Amapá, além do Distrito Federal, também registraram interrupções temporárias no fornecimento de energia.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, um incêndio em uma subestação no Paraná causou o apagão pelo País. A pasta esclareceu, por meio de nota, que a subestação desconectou as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, “ocasionando contingência severa”.
Nota da Equatorial Goiás
“A Equatorial Goiás informa que, às 00h31 desta terça-feira (14), cerca de 49 municípios goianos tiveram o fornecimento de energia temporariamente interrompido pelo ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga. A ação, automática e determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), afetou aproximadamente 529 mil unidades consumidoras em Goiás, além de outras regiões do país.
Por determinação do ONS, a medida foi necessária para preservar a estabilidade do sistema elétrico diante de uma variação de frequência na rede nacional.
Reforçamos que o fornecimento de energia foi restabelecido gradualmente, conforme as liberações do ONS, sendo o último cliente normalizado 57 minutos após o início do evento.
A concessionária segue monitorando o sistema em tempo real e em contato com o ONS, que está analisando as causas.”
LEIA TAMBÉM:
Motorista recebe multa de R$ 30 mil por descarte irregular de entulho em avenida de Aparecida