A Caixa Econômica Federal exonerou nesta sexta-feira (10) dois nomes ligados a figuras influentes do Centrão, em um movimento interpretado como resposta direta ao ataque da Câmara dos Deputados ao governo Lula na votação da medida provisória 1303, que aumentaria a arrecadação sobre investimentos e apostas eletrônicas. A informação foi noticiada pela coluna Painel da Folha de S. Paulo.
Em comunicado ao mercado, a Caixa confirmou a destituição de Rodrigo de Lemos Lopes, até então vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital do banco. Ligado ao vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), Lopes será substituído interinamente por Jean Rodrigues Benevides, atual diretor executivo da área.
Outro atingido foi José Trabulo Junior, que desde setembro de 2024 atuava como consultor do presidente da Caixa, Carlos Vieira, e também foi afastado do cargo. Piauiense, Trabulo é próximo ao presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI) — um dos principais articuladores da ofensiva do centrão contra o governo.