Brasil, 27 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Fieg estreia série de lives para orientar empresários sobre mudanças nas Normas Regulamentadoras

Publicado em

De olho nas recentes revisões das Normas Regulamentadoras (NRs), a Gerência Sindical (Gesin) da Fieg promoveu quarta-feira (23/02) o primeiro de uma série de webinares voltados à sensibilização de empresários goianos para a prevenção de doenças e acidentes de trabalho, sobre os quais as NRs têm abrangência.

A iniciativa, coordenada pela advogada trabalhista e assessora jurídica da federação Lorena Blanco, contou na estreia com participação do gerente de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do Sesi Goiás, Bruno Godinho. Na oportunidade, cerca de 50 empresários e profissionais da área de recursos humanos acompanharam explicações sobre as principais mudanças trazidas pela revisão da NR1, com objetivo de sistematizar a gestão SST nas empresas.

“Agora, o empresário tem a chance de estruturar e integrar toda a gestão de riscos”, afirmou Lorena, ao abordar as mudanças trazidas com a incorporação à norma do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). “O objetivo é promover uma melhoria constante do desempenho em segurança e saúde dentro da empresa. Para tanto, é fundamental que o trabalhador seja sensibilizado, recebendo uma comunicação efetiva sobre as medidas de SST que estão sendo incorporadas para sua proteção. A parceria da empresa com o trabalhador é fundamental.”

A advogada explicou os principais direitos e deveres abrangidos pela NR1, tanto no âmbito do empregador quanto do funcionário, e como o GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) identificam, controlam, analisam e preparam as empresas para os riscos ocupacionais e emergências. “É um completo plano de ação, que indica medidas de prevenção que devem ser introduzidas, aprimoradas ou mantidas pelas organizações, com cronograma, formas de acompanhamento e aferição de resultados”, avaliou Lorena.

Nesse sentido, o gerente de SST do Sesi Goiás, Bruno Godinho, apresentou as soluções oferecidas pela instituição para saúde e segurança do trabalhador. Além da elaboração dos programas legais PGR e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), de laudos LTCAT (Laudo de Insalubridade e Periculosidade) e de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), o Sesi Goiás também trabalha com exames complementares, análise ergonômica, entrega de equipamentos de proteção individual (EPI), treinamentos e alertas de não conformidades.

“Mais do que ter um documento, é ter um sistema que a empresa realmente ganha, com programa parametrizado, sistema completo que impede de fazer quaisquer procedimentos fora da legislação. É mais ganho e segurança para a empresa, reduzindo riscos de erros, uma vez que está alinhado com a gestão de informações no eSocial”, esclareceu Bruno, que destacou ainda que, dentro de um processo dinâmico, a metodologia proporciona mais segurança para a empresa, resguardando-a de possíveis problemas trabalhistas.

A estreia da série de lives Novas Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho contou com participação do presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado de Goiás (Sindipão), Marcos André Rodrigues; do diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite-GO), Alfredo Luiz Correia; e do superintendente do Sesi e diretor regional do Senai Goiás, Paulo Vargas.