
Fux se emociona ao se despedir de Barroso
Ao lembrar a amizade com o magistrado, ele desejou "um caminho de luz" a ele
Ao lembrar a amizade com o magistrado, ele desejou "um caminho de luz" a ele
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux se emocionou e chorou ao se despedir do colega Roberto Barroso, que anunciou a aposentadoria antecipada na quinta-feira (9). Ao lembrar a amizade com o magistrado, ele desejou “um caminho de luz” a ele.
“Eu queria dizer, presidente, não institucionalmente, mas com toda a emoção e sinceridade: fui pego de surpresa com o anúncio de sua aposentadoria. Mas sintetizo, no meu amigo Beto, todos os grandes momentos que vivemos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro –ainda nos tempos da antiga Universidade do Estado da Guanabara–, nossas festas, nossos momentos felizes e, acima de tudo, a nossa cumplicidade espiritual“, disse Fux.
Para o ministro, Barroso é “um homem profundo, solidário e de sabedoria ímpar”. “Além de desejar aquilo que já se espera – uma vida frutuosa, um caminho de luz -, eu digo: seja feliz.”
Barroso foi presidente de 2023 até 2025. Com 67 anos, ele poderia ficar na Corte até os 75 anos. Durante o anúncio, ele afirmou que “chegou a hora de seguir outros rumos”. Ele foi aplaudido pelos colegas ministros.