Brasil, 10 de outubro de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

Jorge Messias e Rodrigo Pacheco são os principais cotados para a vaga de Barroso

Enquanto governistas preferem o advogado-geral da União Jorge Messias, os senadores vão trabalhar para emplacar o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Publicado em

Dois nomes são os mais cotados para ocupar a vaga que será deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal. Ministros do governo Lula têm preferência pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga no STF, de acordo com informações publicadas nesta quinta-feira (9) por Guilherme Balza no blog da Julia Duailibi.

Senadores, incluindo o presidente Davi Alcolumbre (União Brasil -AP), e entre alguns ministros do Supremo veem no senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) o nome ideal para a Corte. Outros dois cotados correm por fora: os ministros Bruno Dantas (Tribunal de Contas da União) e Vinícius Carvalho (Controladoria-Geral da União). 

Em seu discurso, Barroso, que antecipou a sua aposentadoria, fez ainda um tributo à imprensa, destacando sua importância no combate à desinformação e na preservação da verdade: “Nunca precisamos tanto da imprensa que se move pela ética e pela técnica jornalística. Mentir precisa voltar a ser errado de novo.”

Ao justificar sua saída, Barroso afirmou que pretende dedicar mais tempo à vida pessoal, à espiritualidade e à literatura. Disse ainda que reconhece o impacto das exigências do cargo sobre os familiares dos ministros. “Os sacrifícios e os ônus da nossa função acabam se transferindo aos nossos familiares e às pessoas queridas, que não têm sequer responsabilidade pela nossa atuação”, afirmou.