O Governo de Goiás inaugura, em 30 de outubro, a primeira sala de cinema pública de Pires do Rio. O espaço vai funcionar no Museu Ferroviário, que teve o espaço totalmente revitalizado, com nova expografia e estrutura moderna para exibições cinematográficas.
Segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o investimento de R$ 700 mil incluiu a recuperação completa do telhado e do piso, reparos na rede elétrica, revitalização da praça externa, além de pintura, melhorias na acessibilidade, climatização e modernização do mobiliário. “Estamos preservando um importante patrimônio histórico, mas também ampliando o acesso da população à cultura. Entregar esse cinema público em Pires do Rio é garantir que o interior goiano tenha o mesmo direito à fruição cultural que as grandes cidades”, afirma a titular da Secult, Yara Nunes.
“Criamos instalações contemporâneas, mas preservando aquele charme retrô das antigas estações ferroviárias. Também tivemos o cuidado de colocar conteúdos em texto, áudio e Libras nos painéis, garantindo acessibilidade a todos os públicos”, completou.
A reforma transformou o antigo auditório em Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio, que terá curadoria do Cine Cultura e, inicialmente, vai exibir filmes gratuitamente, a cada 15 dias, aos finais de semana. A comunidade poderá utilizar o espaço para palestras, atividades formativas e eventos culturais nos demais dias.
“O cinema não pode ser um privilégio de poucos. É uma ferramenta de educação, memória, identidade e lazer. E o Governo de Goiás está comprometido em garantir que todos os goianos tenham acesso a isso, independente de onde vivam”, destaca a secretária de Cultura.