
Governo de Goiás autua 19 estabelecimentos em operação para combater falsificação de bebidas
Ação aconteceu em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo
Ação aconteceu em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo
O Governo de Goiás autuou 19 estabelecimentos entre os dias 2 e 4 de outubro em operação de fiscalização e combate à falsificação de bebidas. A ação aconteceu em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e contou com as secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP-GO) e da Saúde (SES-GO).
A operação visa verificar a procedência dos produtos, inspecionar bares e distribuidoras de bebidas, coibir práticas criminosas e proteger a saúde da população. Ela começou após episódios registrados em outros estados de contaminação por metanol em bebidas falsificadas, que resultou em mortes e internações.
Chamado de Força-Tarefa Integrada Metanol, o grupo continua o trabalho, mas já fiscalizou 30 estabelecimentos comerciais; recolheu 1.087 bebidas por apresentarem irregularidades, como vencimento, falta de registro ou ausência de selo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA); e coletou 34 amostras para análise laboratorial. Registrou-se, ainda, 30 procedimentos policiais e 82 perícias requisitadas.
Também no período, o Procon Goiás emitiu cinco advertências e cinco pessoas foram conduzidas à delegacia para os devidos procedimentos legais. Participam das ações: equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Procon Goiás, Vigilância Sanitária Estadual e Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), entre outros órgãos parceiros.
Sobre o metanol, Goiás registrou cinco notificações de casos suspeitos de intoxicação até terça-feira (7), mas duas já foram descartadas: de Bom Jesus e Senador Canedo. Os três em investigação são de Itapaci (paciente está internada em Uruaçu), Formosa e Padre Bernado.