O governo dos Estados Unidos entrou no segundo dia de paralisação nesta quinta-feira (02), após o Congresso não aprovar o orçamento federal, o que já afeta cerca de 750 mil funcionários e serviços públicos essenciais em todo o país.
O impasse ocorre porque os democratas exigem a manutenção de recursos para o programa de saúde conhecido como Obamacare, que reduz custos de planos de saúde para milhões de estadunidenses, enquanto o presidente Donald Trump e aliados republicanos propõem discutir o tema posteriormente.
O orçamento precisava ser aprovado até 23h59 de 30 de setembro, mas o Senado, com 53 cadeiras republicanas, não tem votos suficientes para aprovar a proposta sozinho; novas votações devem ocorrer apenas no fim de semana.
Escritórios do governo estão fechados, e serviços como educação e meio ambiente terão funcionamento reduzido. A Casa Branca determinou que agências preparem cortes permanentes , e parte dos funcionários afastados pode ser demitida.
Monumentos como o Washington Monument estão fechados, enquanto a Estátua da Liberdade continua aberta, mas depende de recursos estaduais caso o financiamento acabe.
LEIA TAMBÉM: