
Aos 82 anos, Milton Nascimento é diagnosticado com demência
Quem identificou o quadro foi Augusto Nascimento, filho do artista
Quem identificou o quadro foi Augusto Nascimento, filho do artista
Milton Nascimento, 82, recebeu o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL). A informação foi revelada pela revista Piauí nesta quinta-feira (2). Causada pela degeneração de células nervosas no cérebro, este é o terceiro tipo mais comum da doença.
Quem identificou o quadro foi Augusto Nascimento, filho do artista. Conforme a reportagem, ele percebeu mudanças no comportamento do pai no primeiro semestre desse ano.
Augusto citou lapsos de memória, falta de apetite e olhar fixo. Além disso, segundo ele, Milton se tornou repetitivo e passou a contar as mesmas histórias em pequenos intervalos.
Em abril, o clínico geral Weverton Siqueira, que acompanha Milton há dez anos, iniciou uma série de testes que confirmou o diagnóstico. Augusto lembra, contudo, que, antes da confirmação, fez uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos com o pai.
“Quando vi que o meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos Estados Unidos”, informou a Piauí. Com a aprovação, eles viajaram em maio, percorrendo 4 mil km em 16 dias.
Eles passaram por Arizona, Utah, Wyoming e Montana. “Meu pai contava para todo mundo como se tivesse sido a melhor coisa da vida dele.”
Quando retornaram, houve a confirmação. A demência por corpos de Lewy tem semelhança com Alzheimer e, nas questões motoras, com Parkinson.