
Orquestra Filarmônica apresenta concerto gratuito no Teatro Sesi, em Goiânia
Apresentação, sob regência da maestrina Mariana Menezes, vai executar sinfonias do sueco Franz Berwald e do alemão Johannes Brahms
Apresentação, sob regência da maestrina Mariana Menezes, vai executar sinfonias do sueco Franz Berwald e do alemão Johannes Brahms
A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta um concerto da série Pioneiros, na próxima quinta-feira (2), às 20h, no Teatro Sesi, em Goiânia. A apresentação, sob regência da maestrina Mariana Menezes, é gratuita e o grupo vai executar sinfonias do sueco Franz Berwald e do alemão Johannes Brahms.
Franz Berwald é considerado o compositor sueco mais importante de seu século (XIX). Apesar disso, durante sua vida, as pessoas ignoravam suas composições, o que o fez atuar como cirurgião ortopédico, e posteriormente dirigiu uma serraria e uma fundição de vidro. Contudo, em 1976, a nova sala de concertos da Sveriges Radio, em Estocolmo, recebeu o nome de Berwaldhallen em sua homenagem.
A Orquestra Filarmônica de Goiás começa o concerto com a Sinfonia nº. 1 “Sinfonie Sérieuse”, de Berwald. Para finalizar a noite, executa a Sinfonia nº 3 em Fá maior, Op. 90, de Johannes Brahms, escrita no verão de 1883 em Wiesbaden, quase 6 anos após ele ter concluído sua Sinfonia nº 2. Trata-se da mais curta das quatro sinfonias do compositor, mas é considerada por alguns a mais bem-sucedida.
Vinculfada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, e gerido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021, a Orquestra Filarmônica de Goiás é reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina.
LEIA TAMBÉM:
Natal do Bem 2025 abre chamamento público para artistas goianos