Brasil, 02 de outubro de 2025
Siga Nossas Redes
Cultura

Orquestra Filarmônica apresenta concerto gratuito no Teatro Sesi, em Goiânia

Apresentação, sob regência da maestrina Mariana Menezes, vai executar sinfonias do sueco Franz Berwald e do alemão Johannes Brahms

Publicado em

A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta um concerto da série Pioneiros, na próxima quinta-feira (2), às 20h, no Teatro Sesi, em Goiânia. A apresentação, sob regência da maestrina Mariana Menezes, é gratuita e o grupo vai executar sinfonias do sueco Franz Berwald e do alemão Johannes Brahms.

Franz Berwald é considerado o compositor sueco mais importante de seu século (XIX). Apesar disso, durante sua vida, as pessoas ignoravam suas composições, o que o fez atuar como cirurgião ortopédico, e posteriormente dirigiu uma serraria e uma fundição de vidro. Contudo, em 1976, a nova sala de concertos da Sveriges Radio, em Estocolmo, recebeu o nome de Berwaldhallen em sua homenagem.

A Orquestra Filarmônica de Goiás começa o concerto com a Sinfonia nº. 1 “Sinfonie Sérieuse”, de Berwald. Para finalizar a noite, executa a Sinfonia nº 3 em Fá maior, Op. 90, de Johannes Brahms, escrita no verão de 1883 em Wiesbaden, quase 6 anos após ele ter concluído sua Sinfonia nº 2. Trata-se da mais curta das quatro sinfonias do compositor, mas é considerada por alguns a mais bem-sucedida.

Vinculfada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, e gerido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021, a Orquestra Filarmônica de Goiás é reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina.

LEIA TAMBÉM:

Natal do Bem 2025 abre chamamento público para artistas goianos