
PUC do Chile desbanca USP e assume 1º lugar no ranking das melhores universidades da América Latina
A PUC do Chile, sediada em Santiago, lidera o levantamento, que contempla 437 instituições de ensino superior na América Latina e no Caribe
A PUC do Chile, sediada em Santiago, lidera o levantamento, que contempla 437 instituições de ensino superior na América Latina e no Caribe
A Universidade de São Paulo (USP) caiu para o segundo lugar no ranking das melhores universidades da América Latina assinado pela consultoria Quacquarelli Symonds (QS), especialista global em educação superior, divulgado na quarta-feira (1º).
A Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago, lidera o levantamento, que contempla 437 instituições de ensino superior na América Latina e no Caribe. A QS considera como critério a empregabilidade dos alunos, o número de professores por estudante e a reputação acadêmica, entre outros indicadores.
A USP destacou que o ranking divulgado nesta quarta se baseia em dados de 2023. “Ou seja, ainda não reflete o desempenho real da universidade em alguns indicadores”, destaca a coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico da instituição, Fátima Nunes.
Ela cita o critério que mede a proporção de alunos por professor, que não contabiliza, diz, as contratações recentes realizadas pela Universidade. “Mesmo assim, a USP mais uma vez é a instituição brasileira com a melhor colocação, o que reafirma a liderança”, assinalou.
Além da USP, a Unicamp (3º), a UFRJ (5º) e a Unesp (6º) aparecem no top 10 da América Latina. As universidades de Campinas e do Rio de Janeiro continuam na mesma posição do ano passado. Já a Unesp subiu duas posições no ranking.