
Empresários querem que Lula fale apenas sobre economia com Trump
Grupo se reuniu com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), para defender o assunto
Grupo se reuniu com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), para defender o assunto
Empresários brasileiros procuraram o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), para defender que o presidente Lula (PT) foque no “diálogo sobre a economia” quando se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A reunião com o pessebista aconteceu na terça-feira (30).
Conforme o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, os empresários pediram que Lula evite questões políticas nos primeiros contatos com Trump. O primeiro encontro pode acontecer ainda nesta semana por telefone ou videoconferência.
Para eles, é preciso “reduzir a temperatura”. Desta forma, é preciso manter uma conversa com temas estritamente econômicos e deixar de lado as questões políticas. Alckmin, por sua vez, disse que o cenário é otimista para as duas gestões.
Vale citar que o Planalto e o Itamaraty consideram importante que as conversas não se restrinjam apenas ao tarifaço. Assim, é possível que Lula trate com Trump sobre uma revisão de sanções impostas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, enquadrado na Lei Magnitsky, e dos vistos suspensos de autoridades brasileiras.