
Goiânia tem Dia D de Vacinação contra Febre Amarela no Parque Santa Rita
Ação acontece das 8h às 17h, com imunizantes para toda a população
Ação acontece das 8h às 17h, com imunizantes para toda a população
O Parque Santa Rita, em Goiânia, recebe o Dia D de Vacinação contra Febre Amarela em seu Centro de Saúde da Família (CSF), nesta segunda-feira (29). Conforme a prefeitura, a ação acontece das 8h às 17h, com imunizantes para toda a população.
Secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer explica que, desde que o primeiro caso de febre amarela em primata foi confirmado, a prefeitura realiza uma série de ações. “Nós iniciamos a execução de um plano de contingência na área para identificar riscos, implementar barreiras à propagação do vírus e ampliar a proteção da população”, explicou. A vacina é para todas as pessoas de nove meses a 59 anos de idade e o esquema vacinal varia entre uma e duas doses do imunizante, a depender da faixa etária.
Atualmente, Goiânia tem cobertura vacinal de 66,3% contra a doença. A gerente de Imunização da SMS, Roberta Morais, reforça que a imunização é fundamental para reduzir a vulnerabilidade dos moradores da região.
“Quando um macaco morre com febre amarela em determinada área, isso serve como um alerta precoce de que o vírus está circulando naquele ambiente. Os primatas adoecem e morrem antes dos seres humanos, sinalizando risco de infecção para a população local. A vacinação é a principal forma de evitar casos da doença em humanos e salvar vidas, e por isso, nós precisamos intensificar a cobertura vacinal”, afirmou.