Brasil, 22 de setembro de 2025
Siga Nossas Redes
Últimas Notícias

Servidor público morre ao proteger esposa de ataque de abelhas, em Goiânia

Ele estava internado no Cais de Campinas, mas não resistiu

Publicado em atualizado às 08:58

O servidor público Flávio Brandão Barros morreu aos 55 anos, no domingo (21), após ser atacado por abelhas, em Goiânia. Ele sofreu o ataque ao proteger a esposa do enxame, no sábado (20), na Praça Léo Lynce, no setor Oeste. Ele estava internado no Cais de Campinas, mas não resistiu.

Ao O Popular, a cunhada do servidor, Tatiuce Fernanda, informou que a esposa de Flávio também se feriu. Disse, ainda, que a prefeitura foi acionada para sanar a situação das abelhas dois dias antes do acidente.

Segundo Tatiuce, a esposa de Flávio saiu do trabalho na tarde de sábado e foi até o carro estacionado na praça, quando foi atacada. Flávio, que esperava por ela nas proximidades, percebeu e atravessou a rua para proteger a esposa. Ele, contudo, sofreu mais ataques e não resistiu. “Ele abraçou ela. E aí, as abelhas foram mais nele.”

Eles entraram no carro e foram atrás de ajuda médica. Flávio passou mal durante o trajeto e precisou parar o veículo. Funcionários de uma funerária que estavam perto auxiliaram e chamaram ajuda. Ele foi levado ao Cais de Campinas, mas morreu no dia seguinte após duas paradas cardíacas. A esposa foi liberada sob medicação.

Flávio era técnico de TI na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad). Em nota, a pasta lamentou a morte do colaborador. “Profissional dedicado e muito querido por todos os colegas, sempre lembrado pelo carinho, atenção e amizade que cultivava no ambiente de trabalho.”

Em nota ao Brasil24Horas, a secretaria municipal de Saúde de Goiânia (SMS) disse que “a Diretoria de Zoonoses foi acionada na quinta-feira (18) e que as equipes de controle de animais sinantrópicos efetuaram a retirada das abelhas do local no último sábado (20), dentro do prazo de 72h estipulado para a remoção”.

Nota completa da SMS:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informa que a Diretoria de Zoonoses foi acionada na sexta-feira (20) e que as equipes de controle de animais sinantrópicos efetuaram a retirada das abelhas do local no último sábado (21). 

A SMS destaca que há aumento de ataques dos animais em todo o país durante a primavera e o verão, quando há maior crescimento populacional da espécie. Isso ocorre em razão das altas temperaturas e baixa umidade dessas estações – que favorecem a reprodução, levando as colônias a se dividirem e buscarem novos locais para se instalar; do período de floração, com aumento da disponibilidade de alimentos; e das queimadas, que desalojam as abelhas de suas colmeias. 

A secretaria orienta que a população deve acionar a Diretoria de Zoonoses para a remoção segura de abelhas e colmeias, pelo WhatsApp 62 99152-2545. 

A SMS destaca que a morte do paciente será investigada pelo Instituto Médico Legal (IML) e que não é possível afirmar que o óbito ocorreu em função do ataque de abelhas.”