
Silvye Alves pede desculpas após repercussão por voto a favor da PEC da Blindagem
"Recebi muitas ligações de pessoas influentes no Congresso, dizendo que eu sofreria retaliações. Eu fiquei com medo e acabei mudando meu voto. Não fui forte"

"Recebi muitas ligações de pessoas influentes no Congresso, dizendo que eu sofreria retaliações. Eu fiquei com medo e acabei mudando meu voto. Não fui forte"
A deputada federal por Goiás Silvye Alves (União Brasil) publicou um pedido de desculpas aos eleitores após a repercussão pelo voto favorável à proposta de emenda à Constituição (PEC) da Blindagem. “Eu cometi um erro gravíssimo na votação da PEC da Blindagem, que foi contra tudo aquilo que eu defendo, tudo aquilo que eu acredito. Eu cedi à pressão e não tive força naquele momento para fazer o correto”, afirmou em vídeo divulgado no Instagram, na quinta-feira (18).
A proposta passou na Câmara dos Deputados na quarta-feira (17) com 344 votos favoráveis e 133 contra. O texto teve apoio em massa de partidos do centro e da direita, mas também houve 12 dissidentes do PT. Em termos gerais, a PEC 3/2021 determina que quaisquer investigações e prisões de parlamentares só podem ocorrer com autorização do Congresso Nacional. A medida, que blinda parlamentares de processos, depende de aprovação no Senado, onde deve enfrentar resistência.
Mas de volta a Silvye, ela alegou sofrer coação. “Recebi muitas ligações de pessoas influentes no Congresso, dizendo que eu sofreria retaliações. Eu fiquei com medo e acabei mudando meu voto. Não fui forte”, disse e emendou: “Eu estou sentindo a mesma dor e tristeza que vocês que acreditam no meu trabalho. Não queria deixar esse registro na minha trajetória política. Peço desculpas de coração.”
Vai deixar o partido
Em nota, a assessoria da parlamentar informou que ela deixará o União Brasil após ser coagida na votação da PEC da Blindagem. Confira na íntegra:
“Silvye Alves vai deixar UNIAO BRASIL após ser coagida em votação
Essa é a intenção da deputada federal Silvye Alves (UNIAO-GO) após ser pressionada a votar A FAVOR da ‘PEC da Blindagem’. A parlamentar usou as redes sociais na tarde dessa quinta-feira pra relatar que durante a votação da PEC chegou a receber ligações do alto escalão pra mudar o voto. Silvye afirma que chegou a registrar o voto CONTRA a aprovação, mas se sentiu pressionada e alterou o voto. Insatisfeita, Silvye Alves vai deixar o partido assim que abrir a janela partidária em 2026. Silvye Alves foi a campeã de votos em Goiás em 2022 pra ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. ‘Ninguém tem direito de mandar no meu voto. Fui eleita pelo povo!’, destaca Silvye.”