
Diretor da Quaest, Felipe Nunes aponta possibilidade de reeleição de Lula no 1º turno
Quando o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) entra na disputa com outro nome da direita, a fragmentação favorece o petista

Quando o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) entra na disputa com outro nome da direita, a fragmentação favorece o petista
O diretor da Quaest, Felipe Nunes, observou que, a depender do cenário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode vencer as eleições de 2026 no primeiro turno. “Nos cenários em que a direita radical lança Eduardo para competir com algum outro nome da direita, Lula passa a ter chances de vencer já no 1º turno. O atual presidente teria entre 40% e 43% das intenções de voto, percentual maior que a soma dos outros dois nomes”, escreveu no X.
O levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quinta-feira (18) mostra que, quando o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) entra na disputa com outro nome da direita, a fragmentação favorece Lula. Felipe exemplificou:
Lula, por sua vez, teria entre 40% e 43% das intenções de voto, como mencionado.

Ainda conforme o levantamento, Lula vence em todos os cenários de segundo turno. Ele teria 40% contra 33% de Ciro Gomes (PDT); 43% contra 35% de Tarcísio; 44% contra 32% de Ratinho Júnior; 44% contra 32% de Bolsonaro (PL); 47% contra 34% de Romeu Zema; 45% contra 32% de Michelle Bolsonaro (PL); 47% contra 31% de Caiado; 46% contra 29% de Eduardo Bolsonaro; e 47% contra 26% de Eduardo Leite (PSD).
“Nas simulações de 2º turno o que mais chama atenção é a competitividade de Ciro Gomes. Ele é o nome mais competitivo dentre todos os citados (7 pts). O segundo mais competitivo é Tarcisio (8 pts). O terceiro é Ratinho Jr. (12 pts). Bolsonaro é apenas o quarto mais competitivo, com a mesma distância que Zema tem para Lula (13 pt). Michelle e Caiado aparecem em seguida, com uma distância de 15 pontos. Eduardo Bolsonaro estaria 18 pontos atrás de Lula e Leite a 19 pontos”, disse Felipe.

Confira outros cenários de primeiro turno:

A pesquisa foi realizada entre 12 e 14 de setembro com 2.004 entrevistas por questionário “face a face” em coleta domiciliar. O nível de confiança divulgado é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais.
2/ Nos cenários em que a direita radical lança Eduardo para competir com algum outro nome da direita, Lula passa a ter chances de vencer já no 1º turno. O atual presidente teria entre 40% e 43% das intenções de voto, percentual maior que a soma dos outros dois nomes:
— Felipe Nunes (@profFelipeNunes) September 18, 2025
Tarcísio +… pic.twitter.com/lfjGJajp3r
LEIA TAMBÉM:
Pesquisa AtlasIntel: Lula lidera em todos cenários para disputa de 2026