
Câmara já tem favorito para relatar ‘anistia light’
Escolha do relator, contudo, vai depender dos rumos que Hugo Motta dará ao assunto

Escolha do relator, contudo, vai depender dos rumos que Hugo Motta dará ao assunto
Informações de bastidores sugerem que o deputado Paulinho da Força (SP), presidente do Solidariedade, é o favorito para ser o relator do projeto de “anistia light” aos envolvidos no 8 de Janeiro na Câmara. O político está em seu quarto mandato e apoiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, mas rompeu em 2025.
A escolha do relator, contudo, vai depender dos rumos que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicano-PB), dará ao assunto. A informação é do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.
Passou, na noite de quarta-feira (17), o requerimento de urgência para votação do projeto de anistia. Hugo Motta, contudo, tem atuado para barrar uma proposta ampla. A ideia do presidente é que avance um texto com redução de penas.
Caberá ao relator conversar com a esquerda e a direita para negociar um acordo. O PP era o favorito, mas desistiu após saber que o projeto não seria “amplo, geral e irrestrito”, como defendido pelos bolsonaristas.
O presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), admite, contudo, que a maioria dos deputados da legenda é a favor de uma “anistia light”.