Brasil, 21 de dezembro de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Quaest: 64% acham que Lula está certo em defender a soberania nacional

Pesquisa ainda apontou que o presidente tem 46% de aprovação e 51% de desaprovação, os mesmos índices de agosto

Publicado em

Pesquisa Genial/Quaest mostra que 64% dos entrevistados consideram certa a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em defender a soberania do Brasil diante do embate com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (17).

Trump anunciou em julho um tarifaço de 50% na exportação de vários produtos brasileiros, além de aplicar sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e cancelar o visto de outros. Em carta, o presidente dos Estados Unidos exigia o fim do julgamento contra Jair Bolsonaro (PL).

Na última semana, o ex-presidente e outros sete réus foram condenados por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. A condenação de Bolsonaro somou 27 anos de prisão.

Mas ainda sobre a pesquisa, 26% dizem que Lula está errado em defender a soberania nacional. 10% não souberam ou não responderam. A pesquisa ainda apontou que o presidente tem 46% de aprovação e 51% de desaprovação, os mesmos índices de agosto.

A pesquisa foi realizada entre 12 e 14 de setembro com 2.004 entrevistas por questionário “face a face” em coleta domiciliar. O nível de confiança divulgado é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais.

LEIA TAMBÉM:

Quaest: para 55%, prisão domiciliar de Bolsonaro é justa