Brasil, 17 de setembro de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Apenas três deputados goianos votaram contra a PEC da blindagem; saiba quais

Placar total foi de 344 votos favoráveis e 133 contra

Publicado em atualizado às 07:20

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Blindagem na noite desta terça-feira (16). Em Goiás, apenas três parlamentares votaram contra a PEC: Adriana Accorsi e Rubens Otoni, do PT, e Flávia Moraes, do PDT.

O placar foi de 344 votos favoráveis e 133 contra. A medida, que blinda parlamentares de processos criminais, segue agora para apreciação do Senado.

No primeiro turno da votação, que ocorreu em ritmo acelerado, a PEC recebeu 353 votos a favor, 134 contra e uma abstenção.

O texto teve apoio em massa de partidos do centro e da direita, mas também houve 12 dissidentes do PT. Em termos gerais, a PEC 3/2021 determina que quaisquer investigações e prisões de parlamentares só podem ocorrer com autorização do Congresso Nacional.

A medida também estende o foro privilegiado a presidentes de partidos, mesmo que não ocupem cargos públicos.

Se aprovada também pelo Senado, ela será promulgada pelo próprio Congresso Nacional, sem precisar da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ainda não há previsão para que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), paute a matéria.

Derrota do centrão

De madrugada, após a meia-noite, os deputados de esquerda e do Novo aproveitaram o quórum baixo e aprovaram uma modificação no texto. Eles derrubaram o dispositivo da proposta que estabelecia votação secreta para autorizar as investigações contra os congressistas.