Brasil, 16 de setembro de 2025
Siga Nossas Redes
Goiânia

Netflix ignora Goiânia, local da tragédia, e grava minissérie sobre o Césio 137 em São Paulo

O acidente do Césio 137, ocorrido em Goiânia, completou 38 anos, causou mortes e deixou muitas vítimas, muita das quais ainda estão vivas.

Publicado em atualizado às 12:40

A Netflix começou a rodar em São Paulo a minissérie sobtre o acidente do Césio 137, ocorrido em Goiânia em setembro de 1987.

A locação das filmagens seriam em princípio na capital goiana, mas acabaram transferidas para São Paulo por questões de logística de produção.

O Conselho de Cultura de Goiânia publicou uma carta manifestando insatisfação com a locação da minissérie. O acidente completou 38 anos e deixou muitas vítimas, muita das quais ainda estão vivas.

Em junho, a Netflix anunciou o início das gravações da minissérie Emergência Radioativa, inspirada no acidente radiológico com o césio 137. O ator Johnny Massaro vive um físico em ‘Emergência Radioativa’.

Goiânia ainda hoje carrega os traumas do episódio. Os endereços do ferro-velho e de onde a capsula foi aberta foram cavados a 8 metros de profundidade e concretados. Hoje permanecem como um grande vazio já que nenhuma obra pode ser feita ali por questões de segurança.

A clínica desativada onde os catadores de recicláveis encontraram a capsula de césio foi demolida e o lugar cedeu espaço para a construção do Centro de Convenções de Goiânia, inaugurado em 1994.

Abadiânia de Goiás, cidade vizinha a Goiânia, foi escolhida para receber as mais de seis mil toneladas de rejeitos que foram acondicionados em containers de concreto. Entre os rejeitos estão roupas, utensílios, objetos, animais de estimação, árvores, restos de demolição etc.

Outro ponto que conta a história do acidente é o Cemitério Parque, onde foram enterradas as vítimas, em especial, a menina Leide das Neves Ferreira, que tinha seis anos quando manipulou o pó que brilhava. Ela morreu poucas semanas depois. O corpo foi enterrado em um caixão especial revestido de chumbo, que pesava 700kg. Depois o túmulo foi concretado para evitar a propagação da radiação.

LEIA MAIS: