Brasil, 16 de setembro de 2025
Siga Nossas Redes
Economia

Taxa de desemprego cai para 5,6%, a menor da série historica do IBGE

O número de brasileiros desempregados caiu para 6,118 milhões, o menor contingente desde o último trimestre de 2013 (6,100 milhões). Já a população ocupada, ou seja, o total de trabalhadores do país, bateu novo recorde, chegando a 102,4 milhões

Publicado em

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre móvel encerrado em julho. Trata-se do menor patamar da série histórica deste indicador, que teve início em 2012. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta terça-feira, 16, pelo IBGE.

Na pesquisa anterior do IBGE, referente ao trimestre encerrado em junho, a taxa de desemprego tinha ficado em 5,8%, até então a mínima recorde. A taxa de desemprego caiu 1 ponto percentual (p.p.) frente ao trimestre móvel anterior (6,6%) e 1,2 p.p. ante o mesmo trimestre móvel de 2024 (6,9%).

número de brasileiros desempregados caiu para 6,118 milhões, o menor contingente desde o último trimestre de 2013 (6,100 milhões). Já a população ocupada, ou seja, o total de trabalhadores do país, bateu novo recorde, chegando a 102,4 milhões.

A população desalentada (aqueles que desistiram de procurar emprego) caiu para 2,7 milhões, recuando 11% (332 mil pessoas a menos) no trimestre e mostrando redução de 15% (menos 475 mil pessoas) no ano.

Para William Kratochwill, analista do IBGE, “esses indicadores demonstram que as pessoas que deixaram a população desocupada não estão se retirando da força de trabalho ou caindo no desalento, elas estão realmente ingressando no mercado de trabalho, o que é corroborado pelo recorde na ocupação”.

resultado superou as expectativas o mercado. Economistas consultados em pesquisa da Reuters previam que a taxa ficaria em 5,7% no período.

LEIA TAMBÉM: