
Críticas de Trump fortalecem Lula, diz Temer
"Esse gesto dos EUA recuperou a figura do Lula, invocou-se soberania nacional, ‘aqui ninguém põe o pé, etc’. Levantou a história eleitoral do Lula"
"Esse gesto dos EUA recuperou a figura do Lula, invocou-se soberania nacional, ‘aqui ninguém põe o pé, etc’. Levantou a história eleitoral do Lula"
O ex-presidente do Brasil Michel Temer (MDB) disse que as críticas da gestão Donald Trump, nos EUA, ao Judiciário Brasileiro fortaleceram o presidente Lula (PT). A fala ocorreu na segunda-feira (15), durante entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura.
Segundo Temer, Lula fortaleceu o discurso de soberania nacional e o colocou a seu favor, devido às sanções de Trump ao Brasil. “Esse gesto dos EUA recuperou a figura do Lula, invocou-se soberania nacional, ‘aqui ninguém põe o pé, etc’. Levantou a história eleitoral do Lula”, disse.
Por outro lado, o ex-presidente afirmou que, no lugar de Lula, já teria ligado para Temer. “Nessas questões, não se deve pensar em uma questão eleitoral, deve-se pensar no Brasil. Eu telefonaria para o Trump. O diálogo é fundamental. Você sabe que eu acho que ele atenderia o telefone. E se atende, começa um diálogo.”
Lula não conversou com Trump, desde o anúncio do tarifaço de 50% a parte dos produtos brasileiros. O petista já disse em mais de uma ocasião que o presidente dos Estados Unidos não quer conversas sobre este assunto.
Ao anunciar as sobretaxas, Trump exigiu que o STF parasse de julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na última semana, o político foi condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
LEIA TAMBÉM: