
Justiça nega pedido de Trump para demitir diretora do Fed
Foi a primeira vez na história da instituição, criada em 1913, que um presidente tentou tirar um diretor do cargo
Foi a primeira vez na história da instituição, criada em 1913, que um presidente tentou tirar um diretor do cargo
O Tribunal de Apelações dos Estados Unidos do Circuito de Columbia negou o pedido do presidente Donald Trump de demissão da diretora do Federal Reserve (Fed) – Banco Central dos EUA -, Lisa Cook. A decisão é de segunda-feira (15).
Foi a primeira vez na história da instituição, criada em 1913, que um presidente tentou tirar um diretor do cargo. Com a decisão, conforme a Reuters, Lisa poderá participar de reuniões de política monetária do Fed marcadas para esta semana.
Acredita-se que o Fed reduza as taxas de juros dos Estados Unidos. A medida deve ocorrer para sustentar um mercado de trabalho em queda.
Em 26 de agosto, Trump “anunciou” a demissão de Cook por suposta fraude hipotecária, o que ela negou. Além disso, afirmou que o presidente não tinha autoridade para tirá-lo do cargo e decidiu não renunciar.
A Casa Branca e o Fed vivem um momento de tensão. Trump pressiona o banco a reduzir as taxas de juros e critica o presidente do órgão, Jerome Powell, além de exigir a renúncia dele. Lisa, primeira mulher negra a atuar como governadora no conselho da instituição, tem mandato até 2038.
LEIA TAMBÉM:
Reuters/Ipsos: 56% dos norte-americanos desaprovam o trabalho de Trump